Lançado em 2020 e entrando em vigor a partir de 1 de julho de 2023, o Google Analytics 4 é a versão atualizada do GA Universal, que traz algumas mudanças no layout e no banco de dados para ficar mais adequado com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O GA4 – como está sendo chamado – tem o objetivo de garantir uma análise de dados colocando o cliente no centro das operações e se adequando a algumas mudanças na web, como o fim dos cookies e também a LGPD.
Fim das visualizações de página?
Uma das grandes novidades é que assim como o ChatGPT, essa nova versão do Google Analytics também utiliza Inteligência Artificial para fazer uma análise preditiva, deixando de apresentar dados de visualização de páginas e considerando eventos no lugar.
Apesar de ser uma mudança grande, o GA4 conseguirá captar mais interações de um mesmo usuário, inclusive feitas em dispositivos diferentes (ex: celular, tablet e desktop).
Com isso, é possível ter um melhor entendimento do consumidor no seu site e também em outras plataformas, como app. Nessa nova visualização, será possível analisar os dados de maneira conjunta.
Novidades do GA4
Segundo o Google, essas serão as novidades:
- Coleta dados de sites e apps para mostrar mais informações sobre a jornada do cliente.
- Usa dados com base em eventos em vez de sessões.
- Inclui controles de privacidade, como medição sem cookies, modelagem comportamental e estimativa de conversão.
- Oferece recursos preditivos que dão orientações sem modelos complexos.
- Faz integrações diretas com plataformas de mídia, ajudando a promover ações no seu site ou app.”
Métricas novas
O GA4 oferece uma gama muito maior de possibilidades para análises, pois ele é capaz de mapear todas as interações do usuário no site.
Relatórios personalizados
O GA4 irá permitir a criação de relatórios personalizados, agrupando dados que fazem sentido para o monitoramento. Você escolhe os KPIs e a ferramenta vai trazer de maneira atualizada e mais ágil.
Engajamento
Cada usuário contabiliza como um ID e será possível investigar de maneira mais a fundo as interações e o engajamento do usuário. Você conseguirá analisar a página de entrada de um usuário, saída, e as conversões.
Como se preparar para a atualização?
Uma das maiores dificuldades que o GA4 apresenta é a migração dos dados. Para isso, é importante contar com uma equipe de especialistas de dados para garantir uma contabilização e também capacitar a sua empresa.
A SET Marketing possui uma equipe pronta para ajudar a sua empresa a fazer uma migração tranquila e te mostrar o caminho para tirar máximo proveito da nova versão.