Toda empresa precisa de uma estratégia de marketing para alavancar as vendas e atrair um público mais qualificado. Seja uma equipe interna ou terceirizada, essa área é fundamental e pode ajudar no sucesso do seu negócio.
Ao buscar por soluções terceirizadas de marketing, é possível encontrar dois serviços principais: a consultoria e a agência. Mas afinal, qual a diferença entre uma consultoria e uma agência de marketing digital? E qual a melhor solução para o seu negócio?
Isso vai depender do que a sua empresa busca e está precisando. A consultoria oferece um serviço mais capacitador, enquanto a agência é mão na massa – e muitas vezes, essa segunda pode fazer o trabalho de uma consultoria também.
A seguir, entenda cada um desses modelos de negócio!
O que faz uma consultoria?
A consultoria de marketing fornece aos clientes a inteligência de mercado. Se você já tem uma equipe de marketing e conteúdo, essa empresa irá fornecer sua expertise em criar estratégias para guiar a sua empresa aonde ela quer chegar.
“Dê um peixe a um homem faminto e você o alimentará por um dia. Ensine-o a pescar e ele se alimentará pelo resto da vida”. Você já deve ter ouvido esse provérbio chinês. O propósito de uma consultoria é basicamente esse.
A consultoria é indicada especialmente para empresas que já possuem uma equipe de marketing, mas precisam capacitá-la para melhorar uma estratégia ou até mesmo criar do zero um plano de vendas.
A consultoria busca entender quais são as dores e desejos que a empresa contratante quer sanar e cria planos de ações que a própria empresa precisa colocar em prática. Por essa razão, a contratação de uma consultoria é válida quando há uma equipe interna para colocar a mão na massa.
O que uma consultoria pode oferecer?
- Estudos de mercado e concorrência;
- Treinamentos sobre ferramentas e metodologias;
- Planejamento estratégico;
- Diagnósticos de melhorias no seu modelo de negócio;
- Planos de ação;
- Gestão de crise.
A vantagem de investir em uma consultoria é que mesmo sem grandes investimentos, a sua empresa será capaz de contar com um serviço de alta qualidade e com resultados no curto prazo.
O que faz uma agência de marketing?
A agência de marketing oferece um serviço mais operacional. Esse tipo de empresa costuma ter contratos mais longos e oferece soluções e profissionais que irão colocar a mão na massa.
Vamos dar um exemplo prático: a consultoria identificou que há um potencial muito grande de clientes do seu produto no Instagram. Essa empresa fornecerá as informações necessárias para dar executar essa estratégia, como uma receita, mas, para colocar a estratégia no ar, seus próprios colaboradores precisam executar o plano de ação.
No caso de uma agência, os pontos que serão levantados para melhorar a sua estratégia, também serão executados pela própria empresa contratada.
Quais serviços uma agência de marketing oferece?
Existem várias empresas com diferentes expertises, de maneira geral as agências costumam oferecer os seguintes serviços:
- Criação de site;
- Produção de conteúdo;
- Anúncios;
- Gerenciamento de mídias;
- Estudo de mercado;
- Apresentação de resultados;
- Design e logomarca;
- Branding;
- Marketing digital.
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