Já fui cliente de agência, fui agência de clientes.
Nos últimos tempos, visitando e atendendo clientes dentro de agência de marketing, percebi a extrema necessidade das empresas por um serviço de qualidade e um atendimento com mais envolvimento nos projetos. Com a agilidade para troca de informações online, muitos empresários deixaram de investir em pessoas e fizeram por conta própria ações de marketing que ajudaram a reduzir custos a curto prazo, por exemplo: Criar um site, uma landing page, anunciar no Google e publicar nas redes sociais, aquele típico “Não tenho muito tempo, eu mesmo faço aqui rapidinho…”.
Uma vez, um cliente me questionou: “Contrato alguém de marketing ou terceirizo tudo?” e isso me fez refletir sobre o posicionamento de um funcionário de comunicação.
Será que eu faria melhor se essa empresa fosse minha? Será que eu tenho de fato o ponto de vista desse empresário? O quanto eu poderia entender a principal dor desse cliente para melhorar os negócios dele e tornar o marketing um departamento rentável?
Percebi que alguns conseguiam executar muito bem as tarefas de marketing sozinhos, mas outros acabavam perdendo o foco principal que era cuidar da própria empresa. Afinal, quem não ama marketing, não é mesmo?
A partir disso, fui mudando minha metodologia de atendimento, como responsável por planejamento estratégico fiz alguns testes com os clientes e me tornei muito mais próxima deles, de repente não ouvia mais: “preciso CONVERTER, preciso VENDER, preciso de NOVOS LEADS” e comecei a ouvir, “COMO ESTÃO AS METAS?”, “vamos falar dos RESULTADOS DO MÊS?”. Isso acontecia pois o cliente sentiu que de fato a empresa dela fazia sentido e que ele não estava sozinho, afinal mensurar e redefinir estratégia é a chave do sucesso.
Mas e aí? Como funciona uma consultoria de marketing?
Pensa em um amigo próximo, aquele que vai te ajudar quando você estiver sozinho, sem dinheiro, sem rumo…pensou?
Para isso serve a consultoria de marketing digital, ela é a sua melhor amiga, está ali para trazer inovação do mercado para empresas que já gastaram muito tempo e dinheiro com achismos e que já não conseguem mais caminhar sozinhas.
Ela envolve desde a gestão da equipe de marketing até um curso rápido de um dia.
Mas lembre-se: A Consultoria de Marketing Digital não é um profissional de Social Media nem um Designer gráfico! Ela está no seu Departamento de Marketing para desenvolver ESTRATÉGIAS, Qualificar a equipe e entregar Resultados. Use-a com sabedoria!