logotipo-consultoria-de-marketing

Para ler antes da próxima call | Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski

No intervalo do almoço? Aguardando no portão de embarque do aeroporto? Só entediado entre uma reunião e outra? Não deixe o ócio te vencer! Em vez de recorrer ao doomscroll nas redes sociais em busca de dopamina instantânea, que tal investir seu tempo em uma leitura que desafie o cérebro e te proponha novas  reflexões?

A dica da vez é Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski. Com uma narrativa brutal, intensa e profundamente envolvente, o romance é uma excelente pedida tanto para fãs de true crime quanto para leitores mais introspectivos, já que o foco não está apenas no crime mas, principalmente, no castigo. E não o castigo judicial, mas o psicológico, aquele que corrói silenciosamente por dentro.

Acompanhamos a trajetória de Raskólnikov, um jovem universitário de personalidade errática que vive frustrado diante dos sacrifícios decorrentes das expectativas elevadas que sua família depositou em seus talentos. Arrogante, esnobe e afundado em dificuldades financeiras, ele decide “matar dois coelhos com uma cajadada só”: assassinar sua principal credora, uma velha agiota para quem havia penhorado diversos bens; Entre eles, um relógio que deseja muito recuperar.

Por um motivo específico, o plano, no entanto, não sai como esperado. E é aí que Dostoiévski brilha: o foco da narrativa passa a ser a turbulência interna do protagonista, suas justificativas morais, sua culpa crescente e a deterioração de sua sanidade. O autor levanta questionamentos atemporais: a moralidade está no medo de ser pego ou na consciência ética? O castigo redime? Existe perdão verdadeiro para o remorso? Raskólnikov realmente é capaz de sentir remorso?

Crime e Castigo é um mergulho nas contradições da alma humana. Raskólnikov é mesquinho, egocêntrico, cheio de falácias morais para justificar seus atos e, ao mesmo tempo, é surpreendido por lampejos de empatia, de amor e até de altruísmo. Dostoiévski desmonta o maniqueísmo com maestria e nos lembra que a psique humana é complexa demais para caber em um rótulo.

Os capítulos são longos, sim, mas também são perfeitos para fracionar em pequenas sessões de leitura. Aqueles 15 minutinhos livres no meio do expediente podem render muito mais com uma história densa, filosófica e incrivelmente atual.

O livro está disponível nas principais livrarias do país ou em formato digital por cerca de R$:1,99. Assinantes do Kindle Unlimited podem ler a obra sem custo adicional. E o serviço costuma oferecer promoções e testes grátis com frequência. Vale à pena conferir!