A tecnologia é uma realidade para as empresas do mundo todo. Do pequeno negócio até uma big tech, o uso de recursos tecnológicos está presente na vida do empresário de alguma maneira, seja em proporções menores ou maiores.
De acordo com um estudo realizado pela Dinamize, empresa gaúcha de marketing digital, cerca de 80% dos e-commerces utilizam alguma ferramenta de automação para as suas estratégias de venda.
A automação pode ser utilizada por diferentes times – do marketing até o setor de vendas. É uma forma de trazer mais agilidade nos processos, atrair, reter e fidelizar os clientes por meio do uso de recursos tecnológicos precisos.
A seguir, confira 5 fatos sobre a automação de marketing para você conhecer mais a fundo essa tecnologia transformadora!
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1- Possibilidade de envio de e-mails em massa
Se você possui uma loja virtual, deve se deparar com um grande volume de dados que seus clientes deixam, como um e-mail, telefone celular, entre outras informações que estejam em compliance com a LGPD.
Através da automação de marketing, é possível enviar e-mails para vários clientes, com promoções, cupons de desconto, entre outras ações.
2- Clusterização
Você já ouviu falar sobre clusters? No marketing digital, clusters são grupos específicos, com comportamentos semelhantes que circulam no seu site.
Com uma estratégia de automação bem definida, você pode criar “regras” para determinadas ações. Por exemplo: um cliente estava olhando um produto, colocou no carrinho e abandonou na etapa de checkout. Com uma ferramenta de automação é possível enviar um e-mail para o comprador lembrando-o de finalizar a compra.
3- Interface com redes sociais
Falamos bastante até aqui sobre as possibilidades da automação por e-mail, mas ela não fica restrita a isso. Você pode criar uma estratégia que envolve o uso de mídias sociais (como WhatsApp, Facebook e Instagram) para fortalecer os laços com seu cliente, ofertar produtos novos e mais.
4- Nutrição de leads
Trabalha com infoprodutos? Ebooks, planilhas, ferramentas ou qualquer outro material que é liberado gratuitamente para o seu potencial cliente?
Com uma ferramenta de automação você será capaz de nutrir esses leads, que consomem esses materiais. Mesmo que ainda não estejam prontos para fazer uma compra, é possível nutri-los de maneira automatizada em todas as etapas do funil de vendas.
5- Comunicação personalizada
É comum entre muitos empresários o receio de que a automação pareça superficial e que o cliente se sinta pouco próximo da marca por receber uma comunicação vinda de um “robô”. No entanto, isso não acontece na prática.
Uma boa automação de marketing precisa contar com uma comunicação personalizada que entenda a sua persona e converse com ela da maneira mais natural possível.
Para isso, é importante contar com um time de marketing preparado para operar a ferramenta, afinal, a tecnologia sozinha não dá conta sem a expertise humana. Aqui na SET Marketing oferecemos uma consultoria de marketing digital que capacita e ajuda o seu time a tirar as estratégias de marketing do papel. Se você ainda tem receio quanto à automação, entre em contato conosco (vamos te mostrar como esse “bicho de 7 cabeças” pode se tornar um grande aliado do seu time de vendas). Solicite um orçamento agora mesmo e conte com uma consultoria sob medida para as suas necessidades!