logotipo-consultoria-de-marketing

5 passos simples para evitar gastos desnecessários com ferramentas de marketing digital

As ferramentas de marketing ajudam a entender comportamentos dos clientes e trazem insights valiosos para o seu negócio, mas é necessário usá-las com maestria

Conhecer o seu cliente, estruturar estratégias de branding, analisar os concorrentes… essas são apenas algumas das muitas tarefas que um profissional de marketing digital precisa desempenhar. Para trazer mais produtividade e ajudar na tomada de decisões, as ferramentas de marketing são muito requisitadas.

As ferramentas de marketing digital costumam trazer informações bastante completas que ajudam os profissionais a criarem estratégias, no entanto, algumas possuem um custo elevado.

O corte de gastos é uma atividade constante que os gestores se preocupam sempre. A seguir, listamos 5 passos para você evitar desperdício de dinheiro com ferramentas de marketing:

1- Entenda as suas necessidades

O que não falta é ferramenta para marketing nos dias de hoje, e muitas delas trazem informações diferentes que podem ou não ser relevantes para a sua empresa.

Antes de contratar, mapeie as necessidades que o seu time de marketing possui e entenda como aquela ferramenta pode ajudar.

2- Questione-se: irei usar todas ou boa parte das funcionalidades?

Uma única ferramenta de marketing pode contar com várias funcionalidades. Muitas vezes, especialmente em empresas de pequeno e médio porte, as necessidades são menores. Contratar uma ferramenta super completa vai ser como “matar formiga usando uma bazuca”.

Neste caso, o melhor é buscar uma alternativa mais barata e que supra exatamente (ou mais próximo) do que você necessita.

3- Verifique se existem opções gratuitas

Muitas vezes, aquela ferramenta completa pode não ser o que a sua empresa precisa no momento, mas a versão freemium dela já ajuda. Antes de gastar, certifique-se sobre isso.

4- Realize treinamentos

A depender da ferramenta que você contrate, a empresa fornecedora pode dar treinamentos para ajudar no melhor manuseio da ferramenta, ensinar sua equipe sobre melhores práticas e mais coisas que podem ajudar na rotina de trabalho do seu time.

5- Considere contratar uma consultoria de marketing

Por apresentarem um custo elevado, as ferramentas muitas vezes podem ser substituídas por uma consultoria de marketing que oferece os insights e outras necessidades que sua empresa pode vir a ter.

Aqui na SET Marketing oferecemos aos nossos clientes todo o suporte que precisam para tirar suas ideias de marketing e vendas do papel. Entre em contato para saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa!